FANDOM

A existência de um Plano Estratégico de TI (PETI) é a forma mais eficaz de garantir o alinhamento de TI com a estratégia do negócio e o retorno sobre os investimentos

De acordo com última Pesquisa Anual do Uso de Informática (2009), realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV), a participação dos investimentos de capital em tecnologia da informação, realizados pelas grandes empresas nacionais, ultrapassou 45% do total dos investimentos. Ainda de acordo com a pesquisa, 6% da receita liquida das empresas brasileiras foi o valor médio dos gastos (investimentos e despesas) com informática. E a projeção é de crescimento ainda substancial destes valores nos próximos anos.

Cada vez é maior o conjunto das empresas brasileiras que já perceberam que para assegurar o retorno dos seus investimentos em TI é necessário ter um Plano Estratégico de TI que direcione as ações da empresa e a conseqüente alocação de recursos.

Nossa equipe de consultores, nossa metodologia, nosso conhecimento das soluções disponíveis, das tendências e novidades, do que funciona e do que ainda não funciona alem da nossa experiência em apoiar clientes em atividades das mais diversas como engenharia, construção, incorporações imobiliárias, petróleo e gás, serviços, tecnologia, governo, educação, etc. nos colocam em condições de garantir a elaboração do Planejamento estratégico de TI dos nossos clientes de forma diferenciada.

Por  onde se começa a elaboração do PETI

Normalmente começamos os trabalhos de elaboração do PETI fazendo um levantamento da situação atual e elaborando um diagnóstico. Simultaneamente apoiamos na estruturação e / ou revisão do modelo de governança de TI existente dentro da empresa.

A etapa seguinte ao diagnóstico consiste em desenvolver a parte do plano que enderece as soluções para deficiências existentes assim como as orientações estratégicas, tecnológicas e funcionais gerais.

Consolidação e formalização do PETI

Na última etapa na elaboração do PETI ajudamos nossos clientes a ratificar o Plano e desenvolver a estrutura administrativa e de governança de TI que irá assegurar a implementação e gerenciamento do Plano elaborado.

Podemos também apoiar nossos clientes na execução do Plano. Desenvolvemos ao longo do tempo um elenco abrangente de técnicas, ferramentas, táticas, etc. para ajudar nossos clientes em processos de contratação, gerenciamento, desenvolvimento,  implementação, manutenção  mudanças, entre outros.

Benefícios

A primeira coisa que asseguraremos é de que nosso cliente terá uma visão correta da atual e planejada utilização de TI. Somente neste ponto o que se poupa de tempo e dinheiro da organização é expressivo.

A implementação de um modelo de governança de TI é a forma adequada de se garantir uma gestão eficaz e alinhada aos negócios e objetivos da empresa nas questões de TI.

Asseguramos também a obtenção de uma visão clara do que se paga por TI e se esses valores são compatíveis para o tipo de negócio da empresa.

Podemos também orientar sua empresa sobre alternativas de soluções e serviços, com definir contratos e pagamentos baseados na obtenção de resultados, enfim como melhorar os aspectos de contratação dos gastos com TI como um todo e simultaneamente obter o máximo retorno.

Ad blocker interference detected!