FANDOM

A idealização e constituição de atividades voltadas para o controle eficaz dademanda, depende da integração entre os departamentos da empresa, ou seja, asmetas, os indicadores de desempenho não devem ser conflitantes, pois pode levar adiscordância e falta de cooperação entre as áreas bem como a sub-otimização nainterpretação das informações de mercado.Podemos também assegurar que esta premissa se aplica as empresas da cadeia desuprimentos, pois a integração visa a otimização do resultado global e não oresultado de cada departamento ou empresa separadamente.Esta metodologia de integração aumenta a visibilidade e fortalece a relação entre asempresas da cadeia de suprimentos e pode contribuir para evitar o efeito “chicote”,termo utilizado por Forrester quando analisava o comportamento da cadeia desuprimento de cervejas nos EUA na década de 60. Este fenômeno ocorre justamente porque as empresas que fazem parte da cadeia de suprimento, para seprotegerem das variabilidades do processo (demanda e suprimento), fazemestoques de segurança, ou seja, não existe uma sincronia entre a demanda dosclientes – varejistas – revendedor – fabricante.Outro problema que pode ocorrer pela falta de integração entre as empresas é amarginalização dupla, que não remunera o capital dos acionistas das empresas e,portanto, representa perda de resultado. Isto também ocasiona para empresa aoportunidade de realizar investimentos de melhorias no seu parque industrial.

Amargem dupla é resultado do formato tradicional no relacionamento entre empresas,onde cada uma busca a maximização do seu resultado, ou seja, não trabalham deforma integrada.Do mesmo modo, podemos também citar a importância de três componentesprincipais, para construção de processos de planejamento da demanda a saber:

1.
Base de dados
– refere-se ao
histórico
das vendas, preços praticados,promoções, ações de concorrência, índice de produtividade, informações demercado, índices econômicos;
2.
Processo de previsões de vendas
: 2.1
As técnicas de previsões

que se

refere a utilização de dados matemáticosou estatísticos para realizar projeções futuras e depende de pessoalqualificado para obtenção de dados concretos. Estas técnicas podem ser caracterizadas como:Qualitativas
• não possuem séries históricas;
• são mais caras, pois exige a necessidade de realizar pesquisas de mercado edemanda maior tempo para obtenção de dados. Sendo assim, não havendodisponibilidade orçamentária por parte da organização para realização depesquisa, os tomadores de decisão se utilizam de regras inconscientes esimplificadoras, que na literatura de tomadas de decisão chama-se regras
heurísticas.
Apesar de sua importância, as
heurísticas
levam a errossistemáticos e de difícil solução;
• dependem exclusivamente de especialistas. Vale salientar, que osespecialistas, devem possuir grande conhecimento nas áreas de marketingou operação, comercial e econômica, e que detenha racionalidade e bomsenso para realizar as interpretações e tomada de decisões.Quantitativas
• temporais as que utilizam dados históricos como base para padrões;
• causais que buscam relacionar a dependência das vendas a fatoresexternos a empresa.2.2Sistemas de suporte a decisão engloba a manipulação ematerialização de base de dados, análise gráfica de informações, cálculo etransmissão eletrônica das previsões para o pessoal responsável e paraoutros sistemas de planejamento corporativo, MRP, MRP II, DRP e outrossistemas integradores que abrangem os usuários.

2.3O gerenciamento das previsões engloba os aspectos relativos a organização,aos procedimentos e as relações humanas no ambiente de trabalho.
3.
Usuários
– que são os departamentos específicos de cada organização.Ao longo dos tempos, com a utilização desta metodologia de (integração entredepartamentos, técnicas de previsão de demanda, sistemas de suporte a decisão,integração entre as empresas da cadeia de suprimentos, gerenciamento dasprevisões), os usuários obtêm resultados mensuráveis e a empresa o retornofinanceiro, pois os erros do planejamento passam a ser mais conhecidos,controlados e melhorados.O quadro abaixo resume os principais componentes para construção de processosde planejamento da demanda.

Ad blocker interference detected!