FANDOM

Terceirização ou Desenvolvimento PróprioEdit

Atualmente as empresas estão inseridas em um cenário extremamente dinâmico e mutável, a globalização e a internet fazem com que as transformações sejam mundiais, atingindo todos os mercados e com uma celeridade nunca antes vista. Com a economia globalizada, concorrente não é apenas o vizinho ao lado, mas sim, todos daquele setor a nível global, basta lembrar das vendas virtuais. Ganhar competitividade é fundamental para manter-se no mercado, e, a terceirização de algumas atividades pode ser encarada como uma vantagem competitiva, pois a empresa passará a dedicar-se com mais afinco a sua atividade fim ao incumbir a um terceiro atividades meio. Dos ensinamentos de Bergamaschi (2004) depreende-se que o fenômeno da terceirização é bastante antigo. Já nos séculos XVIII e XIX tal procedimento era observado na Inglaterra, França e Austrália. Naquele primeiro país, especialistas em metais eram terceirizados; o gerenciamento de prisões,manutenção de estradas, coleta de impostos, taxas e lixo também eram funções terceirizadas. Na França pode-se citar como exemplo o direito de construir e operar estradas de ferro e na Austrália o sistema de correios. Neste trabalho abordarei sobre a terceirização dos sistemas de informação, pois a prestação de serviços terceirizados é uma das modalidades que tem mais aumentado na área de tecnologia da informática, tornando-se um importante fator de competitividade para as empresas. A palavra outsourcing é conhecida no mercado como sinônimo de terceirização. O (...) “outsourcing das áreas de tecnologia transforma-se numa ferramenta indispensável para aumentar simultaneamente, produtividade e rentabilidade e proporcionar maior vantagem competitiva” (RUIZ, 2007), o que exige que as empresas tenham um foco de negócio muito bem definido. É comum, nos dias de hoje, as empresas terceirizarem tudo que não se refira ao seu core-business, e, isso inclui, quase sempre o setor de tecnologia, como uma alternativa para reduzir custos com tecnologia de informação e a concentração nas atividades e competências principais.Edit

Terceirização do sistema Rotineiramente, no mundo dos negócios, uma organização recorre à outra quando não possui determinada especialização ou habilidade em seu quadro, ou as vezes até possui,mas por diversas razões opta em contratar uma empresa especializada; é a terceirização.

Segundo o dicionário Aurélio on line, terceirização "é a contratação de terceiros, por parte de uma empresa, para a realização de atividades que não lhe são essenciais, a fim de racionalizar seus custos, economizar recursos e desburocratizar sua administração". Uma definição mais doutrinária nos é dado por Giosa (1997, apud XAVIER), onde terceirização é "um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros, com os quais se estabelece uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio que atua".

Embora as origens da terceirização remontem aos séculos XVIII e XIX na Inglaterra, França e Austrália, é durante a Primeira Guerra Mundial e nos EUA que ela (terceirização) eclode, pois (...) "as indústrias se concentraram no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar atividades relacionadas a embalagens, ferramentas, componentes, tintas e vernizes a empresas prestadoras de serviços" (BARBI).

No Brasil, o fenômeno da terceirização ganha ênfase a partir da década de 60, impulsionado pela indústria automobilística que passa a adquirir peças e componentes de diversos fornecedores.

No que se refere à tecnologia da informação, muitas empresas têm buscado a terceirização de seus serviços. Tecnologia da informação, ou simplesmente T.I., diz respeito à criação e suporte de sistemas de informação baseados em computadores, incluindo redes, softwares e hardware. Sob a visão da T.I. (...) "terceirizar é confiar a responsabilidade pelas operações de Sistemas de Informações da empresa, no todo ou em parte, a outra companhia" (FERREIRA). A Índia é hoje líder mundial na prestação de serviços terceirizados de tecnologia da informação.

A terceirização em T.I. pode ser classificada em bodyshop e por projeto. Na primeira a mão de obra é gerida por quem contrata e a remuneração é feita de acordo com as horas trabalhadas. Na segunda, com objetivo, gastos e prazos anteriormente estabelecidos, (...) "sendo que o custo é normalmente pago de acordo com um cronograma de desembolso atrelado às entregas de produtos" (FERREIRA).

De acordo com Klepper e Jones (1998, apud BERGAMASCHI, 2004) a primeira empresa a terceirizar seu sistema de T.I. foi a General Eletric em 1954. Os autores ainda relatam que a terceirização avançou muito na década de 60, surgindo nos anos 70 a terceirização de programadores. Já nos anos 80, observa-se que a T.I. assume relevante papel nas empresas, pois é vista como elemento de competitividade organizacional. Por fim, durante toda a década de 90 e início dos anos 2000 nota-se a crescente terceirização dos sistemas de T.I. e sua grande utilidade para as empresas.

No Brasil, em 1992, a Schell foi a primeira empresa a terceirizar por completo seu serviço de processamento de dados. Pondera Vidal (1993, apud XAVIER) que o que motiva uma empresa a terceirizar seus centros de T.I. são: (...) "custos, preocupações alheias ao foco principal, exigência de renovação constante de tecnologia, e outros motivos relativos à inovação tecnológica". Validade ou não do sistema Conforme é sabido, grande parte das empresas terceiriza seu sistema de informações, seja para reduzir custos operacionais, seja para melhorar em eficiência e qualidade, pois uma equipe terceirizada consegue desenvolver estratégias,manipular novas tecnologias e avaliar com freqüência o desempenho das práticas e das pessoas, assegurando, desta feita, agilidade ao contratante. Eis o primeiro argumento que permite comprovar a validade do sistema.

Por outro lado, se a empresa optar por desenvolver seu próprio sistema de informação, poderá desviar parte de sua atenção de seu objetivo principal, e, terá também uma preocupação a mais, porque irá buscar sempre o que há de mais moderno em T.I., ao passo que quando se contrata uma instituição especializada no assunto, tem-se (a princípio) a segurança de que o que está sendo ofertado é o melhor e mais moderno disponível no mercado.

Não obstante, para o sistema ser válido, devem ser observadas as necessidades a curto, médio e longo prazo, bem como os custos e o retorno que a empresa terá. Também, para a validade do sistema é fundamental que a organização se preocupe, a priori, com (...) "a existência de um Planejamento Estratégico da Informação ou PDI, a adoção de uma política de informação, a definição de padrões a serem adotados na empresa e a confiança na contratada, baseada na análise de dados concretos" (FERREIRA).

Ainda, para a validade do sistema, é indispensável ter em consideração os riscos, não apenas o custo, mas, principalmente a idoneidade do serviço que se está contratando, o que se comprova por meio de competência técnica e experiência anteriores em projetos similares, boa reputação no mercado (...) "garantias financeiras, avaliação do perfil da empresa no cumprimento de suas obrigações trabalhistas, histórico, entre outros definidos no Termo de Referência ou RFI" (FERREIRA). Benefícios ou malefícios trazidos para a organização A prestação de serviços de outsourcing é uma das vertentes que mais tem aumentado na área de T.I.. O conceito vem evoluindo com o passar do tempo, de maneira que, contemporânea, este, é considerado de suma importância na competitividade entre as empresas.

Os benefícios que a terceirização do sistema de T.I. traz podem referir-se a fatores externos e internos. Externamente tem-se a criação de novas empresas, mais arrecadações fiscais e a geração de emprego e distribuição de renda. Internamente dizem respeito à competitividade organizacional, ao custo e ao desempenho em T.I.. No primeiro caso tem-se o aumento nos lucros, devido ao aumento da eficiência (redução dos custos) e a focalização com ganho de especialização e de eficiência, concentrando-se naquilo que a empresa faz de melhor (core-competence).Já no segundo, o corte no excesso de pessoal e na ociosidade sob baixa demanda, e, o ganho e reaproveitamento do espaço físico ou em disponibilidade. Por fim, no terceiro, a objetividade e definição das propriedades em T.I., a elevação do nível de serviços em T.I., com aumento de satisfação do usuário/cliente, a facilidade de implantar outros sistemas sem prévio desenvolvimento e a objetividade de análise custo X benefício em projetos de T.I.

Logo, é forçoso reconhecer que (...) "o outsourcing das áreas de tecnologia transforma-se numa ferramenta imprescindível para aumentar simultaneamente, produtividade e rentabilidade e proporcionar maior vantagem competitiva" (RUIZ, 2007).

Segundo Araújo (2010) terceirizar a área de T.I. é vantajoso porque:

"Além de melhorar o desempenho nos negócios, já que permite um corte de custos mais acentuado, surgem novas oportunidades à medida que as empresas passam a ter acesso facilitado à mão-de-obra especializada, técnicas avançadas e tecnologia de ponta. O outsourcing, então, aumenta o valor do negócio e as vantagens competitivas".

Se as vantagens ocasionadas pela terceirização do sistema de T.I. não fossem salutares, grandes empresas não a fariam. A gigante da navegação marítima MSC é uma empresa que tem toda sua estrutura de TI no Brasil, terceirizada pela Unisys. A Dell também. A italiana Cobra Automotive Technologies, que fornece soluções de segurança para veículos, e a Tsys, uma das maiores companhias do setor de meios de pagamentos eletrônicos do mundo, firmaram parceria com a IBM Brasil para desenvolvimento e gerenciamento de suas infraestruturas de TI.

Porém, concomitante aos benefícios detecta-se alguns malefícios que podem advir com a terceirização do sistema de T.I., tais como: funcionários inexperientes (as contratadas podem ter empregados inadequados às atividades que devem exercer); desatualização tecnológica (os prestadores podem não se atualizar com freqüência, ou já começar seu trabalho com déficit tecnológico) e custos ocultos (devem ser previstos todos os custos para não se inviabilizar o projeto).

No tocante aos custos, ocultos ou não, convém asseverar que "as despesas com profissionais terceirizados podem ser maiores do que os custos com funcionários efetivos, pois as consultorias costumam ser altamente especializadas e cobram caro pela prestação de serviços" (BRITTO, 2001).

De acordo com o texto "Terceirização em Sistemas de Informação" os principais problemas que podem surgir com a terceirização em informática são:

•difícil retomada a uma situação de desenvolvimento interno;
•custos crescentes nas renovações do contrato, por pressão dos usuários e do parceiro;
•confidencialidade das informações operacionais, táticas e estratégicas

•vazamento de informações de forma acidental ou intencional, com ou sem a conivência do parceiro;

•destino da equipe própria após a terceirização: absorção pelo parceiro, dispensa ou mudança de posicionamento?

•convivência técnica entre diferentes sistemas: dependência com homogeneidade de processos e dados ou conviver com independência e heterogeneidade. Conclusão Diante de todo o exposto, a primeira conclusão a qual se chega é que a prática da terceirização não é algo recente, ocorrendo também com os sistemas de T.I. A terceirização de serviços de T.I. é cada vez mais forte nas empresas, pois estas desejam melhorar o seu negócio e diminuir custos, não deixando em segundo plano a segurança e a qualidade. Sendo assim, ao se escolher a futura contratada, a empresa deve ter em mente um relacionamento (contrato) o mais estável e duradouro possível, estando alerta para a idoneidade, capacitação técnica e operacional, saúde financeira e cultura organizacional (filosofia de trabalho) da contratada.

Entendo que a terceirização do sistema de T.I. é não só válido, como importante para a competitividade, pois possibilita à organização fortalecer-se em seu objetivo principal, em sua atividade-fim, focando o seu negócio e o seu produto, terceirizando o que não contribua efetivamente com sua razão de ser.

Vale ressaltar que, ao contratar uma empresa especializada em T.I. deve-se observar seu histórico, tempo de atuação no mercado, depoimentos de outros clientes, nível de prestação do serviço, nível técnico dos profissionais e, finalmente, o valor agregado ao negócio.

Por derradeiro, conclui-se que, em tempos de globalização, concorrência e disputas acirradas, as mudanças fazem-se necessárias; de forma que anexar um plus aos serviços para obter mais competitividade, é imprescindível, e, a terceirização dos sistemas de T.I. apresenta-se como um caminho viável e com muitas possibilidades, de maneira a deixar a empresa mais "livre" para dedicar-se com maior empenho ao seu propósito.

Ad blocker interference detected!